domingo, 31 de agosto de 2014

Sua Alma e Seu Destino



(...) o estudo da alma lhes dava a chave dos problemas da vida. Leon Denis - Depois da Morte - FEB.

Estude sua alma. Proponha-se a isso. A ocasião tem que ser de silêncio, de concentração. Estudar sua alma é aprofundar-se em seus sentimentos e pensamentos. Perceba que em todos os minutos de sua vida eles se traduzem em ações. Analise com calma como é seu interior. Avalie se você apresenta laivos de intolerância às pessoas nas quais condena certas atitudes. Muitos estudantes da própria alma hão de descobrir em si ingredientes de personalidade cristalizada em radicalismos, inconformismos, ódio, revolta, maldade assumida e vivida.

É nessa estante de sentimentos “embolorados” que o estudante encontrará a origem de seus infortúnios. Perceber-se-á “doente da alma”. Deduzirá que todos os seus insucessos se concretizaram mediante atitudes tomadas sem o comprometimento com o que é melhor para si mesmo. A inteligência aliada ao poder de avaliar que não deveria ter feito isso ou aquilo foi deixada de lado. Optou-se pela pressa, outras vezes pela preguiça em fazer o melhor para si mesmo. Protelou-se a tomada de decisões necessárias e importantes que lhe garantiriam um futuro de paz. Com o tempo, percebe que é infeliz, que a saúde esvaiu-se, que o tempo passou e então ele diz: não tenho sorte.

Ah ... se o estudante tivesse dado mais atenção à sua alma, ou seja, se tivesse pensado em si mesmo como sendo um espírito, filho de um Sábio! Quanto mal teria evitado! É então que ele conclui que a felicidade se faz com um conjunto de atitudes corretas e positivas, sempre. Enquanto não houver a disposição do estudante para se aprofundar em si mesmo, descobrindo a especialidade de sua essência, poucas doses de alegrias ele há de conseguir.

É fato que somente quando aprender usar sua inteligência, mantendo boa vontade, constância e responsabilidade em tudo que fizer, é que estará de posse de si mesmo e de seu destino.


-Maria Nilceia